À beira-mar plantada

Era assim que devia estar sempre ...

23 dezembro 2005

As diferenças

Há pouco mais de um ano voltei de uma temporada em Londres.

Há, de facto, diferenças abismais entre o nosso Portugal e a ilha da Queen Beta. Umas coisas são melhores de um lado e outras são melhores do outro.

Aqui no rectângulozinho vamos a um balcão de qualquer banco e abrimos uma conta à ordem, para isso basta-nos ter o bilhete de identidade, o número de contribuinte e dicheiro para depositar (em alguns casos nem isso é necessário). Na ilha, para além disso tudo ainda temos que ter um comprovativo de morada o que dificulta as coisas se somos estrangeiros e não temos conta nenhuma no nosso nome.

Na ilha, fazermos uma reclamação (fundada) contra a empresa de televisão por cabo dá-nos direito a um desconto mensal durante um ano. Aqui no rectângulozinho até podemos reclamar mas de nada nos serve.

Aqui no rectângulozinho queixamo-nos dos transportes públicos. Na ilha, um passe de comboio equivalente a qualquer cosia como Algés-Cais do Sodré custa uns 150 euros, os comboios são velhos, atrasam/cancelam quando há neve (quase todo o inverno) e quando está muito calor.

Na ilha, à terceira compra de montantes elevados com o multibanco a loja tem de ligar para o banco para confirmar que quem está a usar é o dono do cartão. Aqui no rectângulozinho, uma conta de uma empresa de telecomunicações da qual me vou abster de mencionar o nome pode facilmente chegar ao valor de 9000 euros/mês e ninguém se questiona numa possibilidade de alguma coisa estar errada!

Há coisas boas e coisas más em todo o lado, sorte a minha de não ter apanhado só as más, mas ainda estou muito indecisa sobre o lado para o qual a balança está mais pesada!!!

Beijos aos molhos,
Sofia